.

Martinho Lutero


Nascido em Eisleben na Alemanha a 10 de novembro de 1483. Tendo uma disciplina rígida, estudou latim e recebeu grau de Mestre em Artes e começou a estudar Direito.
  Tendo passado por uma forte tempestade onde quase foi morto por um raio, encheu-se de temor, com isso, fez uma promessa de virar monge. Largou então o curso de Direito, e sem dar explicações a ninguém, juntou-se ao convento dos eremitas agostinianos de Erfurt. Foi ordenado sacerdote em 1507 e bacharel em teologia em 1509 passando a lecionar.
  Apesar de ter sido convidado a ensinar, Lutero se interessava mais em aprender, e enquanto procurava um novo livro na biblioteca para ler, achou uma Bíblia em latim, que nunca havia visto. Passou a estudar a Bíblia sem parar e ficou impressionado de ver como a Igreja de seus dias estava longe das verdades que ele descobrira. Na época a Igreja ensinava que somente por meio dos padres alguém poderia alcançar o perdão de Deus, com obras de caridade e pagamento de indulgências. Porém, Martinho acreditava que só se conseguia o perdão verdadeiro através do arrependimento, combatendo assim os falsos pregadores.
  ''Somos justificados pela fé" (Rm 5,1) Esse era o pensamento que dominava a mente de Lutero, que aprofundou ainda mais sua convicção ao estudar as cartas de Paulo. Ao mesmo tempo, ele via que as atitudes da igreja divergiam da fé em Jesus Cristo e que os clérigos somente queriam obter poder e riquezas. 
  Os ensinos de Lutero eram diferentes de outros professores, pois apontava para Jesus como único capaz de perdoar pecados, e dizia que todos deveriam aceitar o dom gratuito que custou a Cristo um preço tão alto.
  Em 1513, a Igreja de Roma precisava de muito dinheiro para terminar sua mais nova catedral. Para isso, começou a vender indulgências por toda a Europa. Chegou ao ponto de as pessoas comprarem indulgências para perdão de pecados que ainda iriam cometer. 
  Lutero ficou indignado com essa direta contradição à Palavra de Deus.
  Em 1517, Lutero afixou na porta da Capela adjacente ao Castelo de Wittenberg, 95 teses, declarações de fé que havia extraído diretamente da Bíblia, condenando a hipocrisia da liderança eclesiástica e suas falsas doutrinas.
  Em vez de darem razão a Lutero, os lideres da igreja viram como ameaça e começaram a persegui-lo.
  Lutero então foi chamado a Worms, na França, para debater seus ensinos. Chegando lá descobriu que estava em um tribunal sendo julgado e condenado por heresia. Ele deveria rejeitar suas teses.
Lutero respondeu  com convicção: 

''Sua Excelência, o Imperador e todos os Senhores Juízes aqui presentes me pediram uma resposta direta, então falarei com toda a sinceridade, sem tentar enganá-los. Se eu já não tivesse sido convencido de que o que li nas Escrituras é a verdade - pois não há líder eclesiástico, concílio, rei ou imperador, os quais são homens falhos, que pudessem convencer-me do contrário -  alegremente renunciaria aos meus escrito. Todavia, minha consciência está presa e cativa pelas Escrituras. Não posso negar nada do que disse, principalmente porque não é bom nem proveitoso ir contra minha consciência. Essa é minha posição. Não há como ser de outra maneira. Não tenho mais nada a dizer. Que Deus tenha misericórdia de mim.'' 

  Lutero foi excomungado pelo papa. Pouco tempo depois, estava passando de carroça por uma estrada e foi sequestrado. Segundo historiadores, esse foi um falso sequestro feito por Frederico, O Sábio, para proteger seu amigo Lutero. Sendo assim considerado um fora da Lei. Aproveitou esse tempo excluso para traduzir a Bíblia para o alemão. Quando voltou para Wittenberg, publicou vários livros e trabalhos combatendo as falsas idéias que a Igreja Católica ensinava e distribuiu sua tradução da Bíblia para que todos pudessem ler por si mesmas.
  Em 1527, Lutero sofreu um ataque cardíaco que quase o levou a Morte. Por isso fazia cada vez menos aparições em público para falar. Contudo, já havia marcado sua geração levantando publicamente a questão central: a fá cristã deve ser governada pela Palavra de Deus ou por homens falhos?
  Em 1546, com 63 anos, Martinho Lutero morreu em paz. Suas últimas palavras foram as seguintes: '' Entrego meu espírito em Tuas mãos, pois tu me redimiste, ó Deus da Verdade (Sl 31.5), porque Deus tanto amou o mundo, que deu seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas que tenha a vida eterna (Jo 3.16)''.




Filme Completo 





____________________________________________
____________________________________________



O que podemos dizer: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.'' (João 8:32)


Lutero conheceu a verdade lendo as Escrituras Sagradas, libertando-se de tradições que não faziam parte da Palavra de Deus. Nós temos hoje a liberdade de Ler e interpretar a Bíblia por nós mesmos. Podemos encontrar respostas para nossas dúvidas. A Palavra de Deus está ai para que conheça o verdadeiro caminho, o único e verdadeiro, Jesus Cristo.


Leia a Bíblia quando estiver com dúvidas.



Fontes:
Livro Loucos Por Jesus - Lúcio Barreto JR - Volume 1
http://www.infoescola.com/biografias/martinho-lutero/
http://www.horaluterana.org.br/quem-foi-martinho-lutero/

Nenhum comentário:

Postar um comentário